05.06.2018

Ecofuturo amplia programa de Educação Ambiental para Bertioga e Suzano

O Instituto Ecofuturo, em parceria com as Prefeituras de Bertioga e Suzano e com o investimento da Suzano Papel e Celulose, amplia o programa Meu Ambiente, que tem como proposta apresentar a natureza como espaço educador, promover o contato das pessoas com as áreas naturais e estimular que a educação ambiental seja trabalhada de forma interdisciplinar em sala de aula. Este ano, o Ecofuturo incluirá mais 600 crianças e professores de escolas públicas de Suzano e Bertioga, cidades no entorno do Parque das Neblinas, onde ocorrem os encontros com educadores e as vivências dos alunos. Atualmente, já são atendidos, por ano, 400 estudantes da rede municipal de Mogi das Cruzes, município que participa da iniciativa desde 2010.

A fase inicial do programa é destinada à formação dos educadores, quando são convidados a trocar experiências e discutir atividades interdisciplinares relacionadas à natureza e à sustentabilidade, que podem ser desenvolvidas durante todo o ano letivo, ampliando a vivência na reserva. O encontro com professores de Suzano aconteceu, no Parque, no dia 26 de maio e, em 16 de junho, será a vez dos educadores de Bertioga.

De acordo com Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, proporcionar aos participantes momentos de reflexão e desenvolvimento da consciência socioambiental é essencial. “Acreditamos na importância da vivência e da educação ambiental como estratégias para estreitar o vínculo entre as pessoas e a natureza, construindo um olhar mais cuidadoso em relação ao meio ambiente e a escolha por ações mais sustentáveis. Estamos muito felizes em expandir o Meu Ambiente para Bertioga e Suzano e, assim, ampliar o impacto positivo do programa. Não são apenas os professores e alunos que se transformam. A experiência certamente é compartilhada em casa, com familiares, que também são influenciados a repensar seus hábitos e relações com a natureza”, afirma.

Parceria com o poder público

O sucesso da iniciativa também se deve ao forte apoio e engajamento dos poderes públicos locais que, assim como já acontece com Mogi, assinam um acordo de cooperação com o Instituto. Para formalizar a parceria com Bertioga, o documento foi assinado na manhã de hoje, 5 de junho, também celebrado o Dia do Meio Ambiente, no Parque das Neblinas, com a presença do prefeito e do secretário de Meio Ambiente do município, além de outros representantes do poder público e da direção do Instituto Ecofuturo.

Caio Arias Matheus, prefeito de Bertioga, se diz muito entusiasmado com a iniciativa e destaca: “Esta é mais uma parceria importante para as ações de educação ambiental da cidade. Além de proporcionar o contato direto com a Mata Atlântica, o programa conscientizará as nossas crianças desde cedo sobre a importância da conservação do meio ambiente”.

Já o secretário de Meio Ambiente de Bertioga, Marco Antônio de Godoi, complementa: “É um projeto de excelência e que atenderá uma demanda existente na cidade. Já tínhamos interesse em participar do programa há muito tempo”.

Na cidade de Suzano, o programa será realizado junto à equipe da Secretaria de Educação e o acordo deve ser formalizado no próximo dia 14, quando acontecerá a primeira vivência dos alunos da cidade no Parque. O secretário Leandro Bassini afirma estar muito animado com o início do projeto e espera que essa parceria cresça nos próximos anos. “Atualmente, as crianças pouco vivenciam experiências na natureza. Quando elas têm a oportunidade de estar em um espaço prazeroso, em contato direto com o meio ambiente, todo o seu potencial se abre para a construção de conhecimento sobre o tema”, conclui.

Ao estimular os professores a despertarem nas crianças e jovens a compreensão sobre a importância da consciência ambiental, o programa passa a ser um agente de transformação da sociedade e contribui para que a nova geração tenha mais conhecimento sobre o bioma Mata Atlântica, sua biodiversidade e a importância da conservação. Em paralelo, o programa proporciona ainda a valorização do indivíduo “professor” e “aluno”, e de suas relações interpessoais e com o ambiente natural.