24 maio

Ecofuturo recebe visita da ISEAL Alliance no Parque das Neblinas

Em parceria com a Suzano, recebemos, nesta semana, 30 membros da ISEAL Alliance no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano Papel e Celulose gerida por nós. A ISEAL Alliance é uma associação internacional que reúne diversas organizações que atuam com sistemas de certificação voluntário e em prol de boas práticas de sustentabilidade para produtos e serviços.

O encontro fez parte do programa da Conferência Global de Padrões de Sustentabilidade da ISEAL Alliance, realizada em São Paulo entre os dias 22 e 24 de maio. Durante a visita, os profissionais conheceram ações de restauração e conservação da Mata Atlântica realizadas no Parque das Neblinas e em outras áreas da Suzano, além de compartilhar experiências sobre manejo responsável e oportunidades em relação à certificação florestal voluntária.

A visita incluiu também trilhas pelo Parque para os participantes conhecerem melhor as atividades desenvolvidas na área e degustação de receitas preparadas com frutos nativos da Mata Atlântica, como cambuci e o fruto da palmeira-juçara.

Para Estevão Braga, gerente de Inteligência em Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose, a visita do ISEAL Alliance é importante por dois motivos: “primeiro porque a ISEAL é formada pelos principais sistemas de certificação voluntária em todo o mundo, como o Fairtrade e UTZ, e, portanto, é uma oportunidade única de trocar experiências acerca do trabalho realizado por empresas e certificadoras de outros sistemas. E também porque é muito significativo que esse grupo de profissionais reconheça os esforços da Suzano e do Ecofuturo na gestão do Parque e na criação de novos modelos de manejo e restauração de áreas naturais”, comenta.

Antes da Suzano adquirir a área, boa parte da Mata Atlântica foi devastada para produção de carvão pela siderurgia, nas décadas de 40 e 50. Hoje, dos 6 mil hectares da nossa reserva, 5 mil estão em processo de restauração e mais de 1.200 espécies da biodiversidade já foram identificadas no Parque. “Sabemos que a restauração florestal é reconhecida como uma das principais ações relacionadas às políticas de combate às mudanças climáticas, proteção de recursos hídricos e conservação da biodiversidade, por isso a relevância de promovermos encontros como este, que proporcionam troca de conhecimento, além de potencializar iniciativas na área ambiental”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.

Comentários

  1. Passando aqui parabenizando o Instituto Ecofuturo e a Suzano Papéis e Celulose por proporcionar um encontrvom a Iseal Alliance internacional e voltado para a conservação da Floresta e sua sustentabilidade ligando a biodiversidade da Mata Atlântica q estarem processo de quase extincao enquanto bioma. Abra?os, Ângela de Franca SP.

    1. Nós do Instituto Ecofuturo nos preocupamos muito com a conservação da natureza, a educação socioambiental e a democratização do acesso aos livros!Agradecemos a mensagem e o reconhecimento, Ângela! 🙂

  2. Parabéns pela iniciativa, essas atitudes fazem a diferença para as atuais e futuras gerações/1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário