21 fev

Inaugurada a 110ª Biblioteca Comunitária Ecofuturo

Começamos o ano com boas novidades! Inauguramos hoje, 20 de fevereiro, uma Biblioteca Comunitária Ecofuturo em Bebedouro, no interior de São Paulo, com investimento da CPFL Energia, por meio do Instituto CPFL. Com a nova unidade, o nosso projeto alcança a marca de 110 bibliotecas implantadas em 12 estados.

Instalada na EMEB João Pereira Pinho, no Jardim Tropical, segundo maior bairro da cidade, e também aberta à comunidade, a biblioteca deve atender cerca de 5 mil pessoas da região, além de alunos e educadores desta e de outras três escolas próximas.

A iniciativa faz parte da linha de subcrédito social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e tem o apoio da Prefeitura de Bebedouro, que foi responsável por ceder e reformar o local, além de assumir a manutenção e a contratação dos dois funcionários que atuarão na biblioteca.

Nosso objetivo com o projeto é apoiar e fortalecer políticas públicas de leitura e de biblioteca, democratizar o acesso aos livros e promover a formação de leitores, porque acreditamos na importância da leitura para o desenvolvimento das crianças e sabemos o quanto é necessário que elas tenham acesso aos livros e que a prática da leitura seja incentivada – nesse sentido, vale lembrar que pais e educadores têm papel principal!

Comprovamos também que, quando instalada em escolas e aberta à comunidade, a biblioteca contribui ainda para um maior envolvimento e participação da família na vida escolar dos filhos… legal, não é? Além disso, estudos comprovaram que alunos de escolas que têm bibliotecas apresentam um desempenho melhor e a taxa de evasão escolar é inferior quando comparada a de escolas sem bibliotecas.

A nova biblioteca comunitária está em um prédio anexo à escola e complementa o acervo já existente do colégio, com 1.000 livros novos de literatura, sendo 70% selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto, e 30% escolhidos pela comunidade. Também foram entregues mobiliários e equipamentos eletrônicos, como televisão, Blu-ray e computadores, disponíveis para utilização do público.

Desde o início do projeto em Bebedouro, no segundo semestre de 2016, a comunidade foi envolvida em todas as etapas para garantir que a biblioteca atendesse às necessidades da região e representasse a identidade local. Reforçando esse vínculo, a unidade leva o nome de Carmem Aparecida Pedrosa, uma homenagem à professora que atuou em diversas escolas do município, inclusive da EMEB Prof. João Pereira Pinho. Sempre muito estimada por alunos e colegas, Carminha, como era conhecida, contribuiu para a elevação do nível de qualidade da educação pública na cidade e teve importante papel na promoção da leitura.

E esse é apenas o primeiro marco do nosso projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo em 2018, quando completa 19 anos! Ainda temos muito trabalho e planos pela frente: há mais seis bibliotecas em implantação, que devem ser inauguradas até o fim do ano. Vamos, juntos, continuar semeando leitura!

Comentários

  1. Sou de nova Andradina ms e tenho sonho de implantação de uma biblioteca container no meu bairro que tem uma creche e duas escola num total de 1000 alunos temos um local apropriado para a instalação mas não temos verbas pra adquirimos o container . Então estou a procura de parceiros. Obrigado!

    1. Olá, Marileuza! Agradecemos o seu contato e parabenizamos pela iniciativa de implantar uma biblioteca em seu bairro! O Instituto Ecofuturo é uma organização sem fins lucrativos, criada e mantida pela Suzano Papel e Celulose. Atuamos desde 1999 nas áreas de educação e meio ambiente, desenvolvendo projetos a fim de contribuir com o despertar da consciência socioambiental, conservação da biodiversidade e promoção de leitura e de bibliotecas. Todos os nossos projetos são realizados com financiamento da iniciativa privada ou pública, por isso não dispomos de recursos próprios.

      Assim, sugerimos que você procure a Secretaria de Educação/Cultura do seu município para apresentação do projeto, ou então que entre em contato com empresas que financiem ou patrocinem projetos. Também recomendamos que dê uma olhada no projeto Eu quero minha biblioteca pelo site http://www.euquerominhabiblioteca.org.br/, lá terá informações que orientam você como cidadã a pedir uma biblioteca ao Poder Público!

      Um abraço! 🙂

  2. Olá!
    Trabalho junto a Secretarias Municipais de Meio Ambiente e gostaríamos de saber se vocês têm ações de orientação e ou capacitação e, se positivo como podemos efetuar parceria?
    Em quais estados vocês já implantaram bibliotecas?

    1. Olá Mariza, tudo bem?

      Nós do Ecofuturo já ajudamos a implementar bibliotecas comunitárias nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, podendo ser visualizados em nosso site: http://bit.ly/2Fc6ngr. Pedimos para que envie um e-mail para ecofuturo@ecofuturo.org.br para entendermos melhor sua demanda. Agradecemos o contato! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário