03.06.2020

Instituto Ecofuturo anuncia vencedores do 8º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas

O Ecofuturo, organização mantida pela Suzano, anuncia as bibliotecas comunitárias vencedoras da 8ª edição do Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas, um reconhecimento bianual aos trabalhos de promoção de leitura literária, desenvolvidos pelas equipes das unidades da rede implantada pelo Instituto. As vencedoras foram: Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Belterra (PA), em primeiro lugar, seguida por bibliotecas de Agudos (unidade do bairro Vila Prof. Simões) e de Alambari (SP), em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já a biblioteca de Sairé (PE) recebeu a menção honrosa.

O tema proposto nesta edição para ser trabalhado durante o ano de 2019 pelas bibliotecas, por meio de projetos de promoção de leitura, foi o objetivo 4 (Educação de Qualidade) da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que propõe novos caminhos para erradicar a pobreza, proteger o planeta e proporcionar paz e igualdade.

A premiação contou com mais de 35 projetos, de bibliotecas comunitárias de 9 estados do País, que abordaram temas como desenvolvimento sustentável, direitos humanos, valorização da diversidade cultural, igualdade de gênero, e cultura de paz e não violência. Os finalistas foram avaliados por uma comissão de jurados, composta pela equipe do Instituto Ecofuturo e por profissionais de renomada competência nas áreas de leitura, educação e cultura. Além do tema proposto, também foram considerados cinco critérios para seleção: apresentação do planejamento de atividades de leitura literária, seleção do acervo utilizado, articulação co m diversos públicos, divulgação das atividades e atendimento diversificado.

“Implantamos Bibliotecas Comunitárias há 20 anos e realizamos este prêmio para a rede, com o objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer as melhores práticas de promoção de leitura. Todas as bibliotecas que participaram desenvolveram trabalhos de muita relevância para a transformação social, incentivando a leitura desde a infância e para públicos diversos, reforçando a importância que a biblioteca tem na formação leitora do cidadão e no acesso ao conhecimento”, afirma Vanessa Espindola, responsável pelo projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo.

A Biblioteca Comunitária Ecofuturo em Belterra, no Pará, primeiro lugar nesta edição, será premiada com 100 livros novos de literatura. Já a de Agudos, em São Paulo, receberá 80 novos livros. A terceira colocada, Alambari, também em São Paulo, e a menção honrosa de Sairé, no Pernambuco, irão receber cada uma, 60 livros para complementar os acervos das unidades. As três primeiras colocadas ganham também uma viagem concedida a duas pessoas de cada biblioteca para participar de evento de leitura, literatura e biblioteca, a ser definido após a pandemia do coronavírus. Todas bibliotecas participantes do receberão certificados com suas devidas classificações.

Ana Flávia Nascimento Lopes, responsável pelo projeto “Minha Escola em Ação: O Fascínio da Arte de Ler e Escrever”, vencedor desta edição, ficou emocionada com o resultado. “Esta é a única Biblioteca do Ecofuturo no Pará e nós não medimos esforços para desenvolver a proposta, mas foi uma surpresa, nunca havíamos sido finalistas, e hoje somos os vencedores! Com esta vitória temos certeza que estamos no caminho certo e agradecemos muito ao Instituto Ecofuturo”, comenta.

Vencedora na sexta edição do prêmio e menção honrosa na sétima, a Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Agudos (Vl. Profº Simões) desta vez, ficou com a segunda colocação. “Mesmo que 2019 tenha sido um ano tumultuado, conseguimos plantar sementinhas que mudarão o mundo. Além disso, o tema proposto foi muito interessante, pois todos nós, alunos e educadores, aprendemos muito com ele. Uma das coisas mais gratificantes é ouvir crianças que já recontam histórias”, afirma Sônia Serafim Rebuá, responsável pelo projeto “Educação e Sustentabilidade: o caminho para um futuro de paz!”.

“Agradecemos pelo terceiro lugar. Continuaremos nossa missão de formar leitores e cidadãos críticos, capazes de tornar nossa sociedade consciente do papel fundamental da leitura para um futuro melhor. Parabenizamos todos os participantes, pois a leitura é essencial”, diz Cristiane Aparecida Rodrigues Magueta Leite, responsável pelo projeto “Histórias e costumes indígenas: a importância de sua preservação”, em Alambari.

Com o projeto “Tertúlia Dialógica Literária”, a Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Sairé foi a menção honrosa desta edição. “É uma honra imensa receber esta menção. Todas as Bibliotecas são vencedoras, pois temos a missão de promover a leitura, principalmente, neste momento difícil. Agradeço à escola e ao Instituto, que foi o mediador desta vitória. O Ecofuturo materializa a leitura”, afirma Marcos André da Silva, professor e responsável pela biblioteca.

Criado em 2009 pelo Ecofuturo, o prêmio é exclusivo às as bibliotecas da rede. São 117 Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo implantadas em 12 estados brasileiros, frutos do projeto do Instituto que, há duas décadas, mobiliza poder público municipal, iniciativa privada e comunidades, a fim de democratizar o acesso ao livro, promover a leitura e a universalização de bibliotecas.