18 abr

Palmeira-juçara: ameaçada pela exploração ilegal do palmito!

A palmeira-juçara é uma espécie típica da Mata Atlântica e exerce uma função muito importante para o equilíbrio da floresta. Seus frutos são fonte de alimento para cerca de 80 espécies da nossa fauna. Também é a fonte do mais saboroso palmito que se conhece. Por isso, a espécie vem sendo alvo de um intenso processo de exploração ilegal e está ameaçada de extinção.

Poucas pessoas sabem que por trás do consumo do delicioso palmito juçara existe uma cadeia criminosa que elimina as palmeiras das nossas matas – e uma vez cortada, a palmeira morre, pois não há rebrota. Praticamente todo o palmito juçara que chega em churrascarias, pizzarias e supermercados, é extraído e comercializado ilegalmente.

Além da destruição das nossas florestas, o palmito retirado ilegalmente é processado sem as mínimas condições de higiene, podendo causar sérias doenças a quem o consome. Para completar esse quadro caótico, as quadrilhas de palmiteiros (como são chamados os que roubam palmito) portam armas para a caça, ameaçam os funcionários de unidades de conservação e não raramente enfrentam a Polícia Ambiental, como é o caso desta notícia: clique aqui.

Ainda não existem instrumentos que garantam a origem legal do palmito que consumimos. Por isso, evite consumir palmito juçara. A natureza agradece!

Comentários

  1. Gostaria de contribuir para preservação da palmeira Juçara, como posso conseguir as mudas para plantio em Guararema SP numa área preservada dentro do meu condomínio e em torno do rio Paraíba do sul.

    1. Infelizmente não realizamos doações de mudas, Adilson! Recomendamos que você procure um especialista para a compra e compreensão do manuseio correto da espécie! 🙂

  2. A escola estadual Henrique Brito de tempo integral, localizada em Teixeira de Freitas está em ação com um projeto de revitalização de uma área de APP chamada Biquinha e gostaria de conseguir sementes da Palmeira Jussara para produção de mudas no viveiro educador. Se a ecofuturo conseguir as sementes, nós reproduziremos as mudas.

    1. Infelizmente não realizamos doações de mudas e sementes, Ednair! Recomendamos que você procure um especialista ou ONGs do segmento para adquirir as sementes e compreender o manuseio correto da espécie! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário