18 jul

Parque das Neblinas abriga muriquis

O muriqui-do-sul, também conhecido como mono-carvoeiro, é uma das espécies endêmicas da Mata Atlântica que habita o Parque das Neblinas. Com cerca de 1,6m de comprimento e pesando até 15kg, ele pode ser encontrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e é o maior primata das Américas!
Na reserva, eles vivem em grupos, ocupando espaços isolados e de difícil acesso. Sua alimentação consiste em folhas, frutos, sementes, casca de árvores, cipós, orquídeas, bromélias, entre outros.
A espécie está ameaçada de extinção e estima-se que restem apenas 1.300 indivíduos na natureza. A situação é causada, principalmente, pela fragmentação das florestas e pela caça. O desenvolvimento de pesquisas científicas é uma das ferramentas que contribui para reverter esse cenário.
O Parque é um dos sítios de estudo para os pesquisadores do primata. A equipe do Ecofuturo, em parceria com o Instituto Pró-Muriqui, organiza campanhas periódicas, que visam detectar a presença da espécie nos 6 mil hectares da reserva, registrar e analisar seus hábitos.
“O objetivo das incursões é monitorar a população e a composição dos grupos de macacos, por sexo e idade, e determinar o território ocupado por eles. Os estudos de campo são importantes para conhecer, avaliar e proteger as poucas populações existentes, bem como estabelecer estratégias para o manejo e a conservação da espécie, como a criação de corredores ecológicos e a restauração do habitat”, conta o Supervisor de Operações do Ecofuturo, David de Almeida Santos.
O Parque das Neblinas também é palco de atuação do Plano de Ação Nacional (PAN) para a conservação do muriqui, coordenado pelo ICMBio. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a espécie e a sua proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário