08 nov

Por que as crianças devem ler fábulas?

Romance, aventura, drama, mistério, comédia… são tantos os estilos literários que fica até difícil escolher um favorito. Mas tem um desses que, muitas vezes, acabamos deixando esquecido lá na infância: as fábulas!

 
Fábulas são narrativas fictícias em que os personagens são normalmente animais que assumem características humanas, como a fala, e vivem situações cotidianas. Geralmente, são feitas para crianças e quase sempre possuem uma “moral da história”, que traz um ensinamento de caráter instrutivo especialmente para os pequenos, fazendo-os refletir desde cedo sobre vários assuntos pertinentes. Alguns exemplos bastante conhecidos são “A cigarra e a formiga” e “A lebre e a tartaruga”.

 
Para relembrar e entrar em clima de nostalgia, separamos cinco motivos bem legais para você ler esse estilo para a criançada. Olha só:

 
1. Fortalecem o senso crítico

 
Usando os mais diversos cenários e personagens, as fábulas trazem situações e paradigmas reais de forma simples e de fácil assimilação, estimulando os pequenos a pensar sobre valores importantes na construção de suas personalidades. As “morais da história” são ótimas ferramentas para o fortalecimento do senso crítico!

 
2. Estimulam a criatividade

 
Quando pequenos, vivemos em um mundo cheio de criatividade e imaginação que, se não for constantemente estimulado, pode ir se “enfraquecer” com o tempo. Os livros são fontes inesgotáveis de inspiração, que colocam sempre um pouquinho mais de “combustível” na mente da criançada.

 
3. Estreitam os laços

 
Como pais ou responsáveis, nem sempre conseguimos todo o tempo que gostaríamos para aproveitar com as crianças. Ler uma fábula é uma boa oportunidade para passar aqueles minutos especiais, que podem ficar marcados para sempre de forma positiva na memória deles e estreitar os laços entre vocês.

 
4. Expandem os horizontes

 
Toda criança já quis ser astronauta, cozinheiro, professor ou detetive, não é mesmo? As fábulas trazem um universo novo e repleto de possibilidades que expandem os horizontes dos pequenos e fomentam uma mensagem importante: a de que eles podem ser o que quiserem!

 
5. Preparam para o futuro

 
A leitura de forma geral é uma competência muito importante para a vida, podendo ser fator chave no futuro profissional e até mesmo pessoal de um indivíduo. Por ser um tipo de leitura normalmente mais fácil e rápida, as fábulas podem criar um sentimento de prazer pelo ato de ler, transformando-o em hábito no futuro.

 
São por razões como essas que realizamos o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com o intuito de democratizar o acesso ao livro e promover a literatura. Neste ano, ainda vamos inaugurar mais quatro bibliotecas! Para acompanhar os próximos passos da iniciativa, é só curtir e acompanhar a nossa página no Facebook.

 
Até lá, fica a nossa dica: que tal se inspirar e ler uma fábula para uma criança hoje?

Comentários

  1. Adoramos as dicas para nortear o trabalho com fábulas. Hoje já sugerimos pra uma escola que levou emprestado um kit de livros com este gênero literário. Estamos apostando no sucesso do trabalho!!!

  2. Trabalho com Projeto de Leitura, com crianças do 1 ao 5 ano. Procuro trabalhar os diversos gêneros literários, inclusive fábulas. As crianças adoram o Projeto, elas se empolgam com as leituras e atividades desenvolvidas , onde aprendem brincando !!!

  3. As fábulas são essenciais hj para que todo professor possa trabalhar de forma prazeroza temas referentes a valores!

  4. sou pedagoga e gosto de trabalhar com o lúdico e gêneros textuais com crianças e jovens, pesquiso muito para enovar sempre. trabalhei muitos anos na biblioteca comunitária ler è preciso de Conceição da Barra, ES.
    Att…

  5. Amei as dicas. Irei falar com as professoras de Língua Portuguesa da escola onde trabalho.
    Att..

    1. Ficamos felizes que tenha gostado Alenir! As fábulas são muito importantes para serem lidas às crianças! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário