10 fev

Racionamento de água, falta de chuva e desmatamento: o que temos a ver com isso?

Já há alguns anos a iminência de racionamento de água vem à tona em épocas de forte calor e falta de chuva.

Nos últimos dias notícias alarmantes de que esta é a maior crise de abastecimento da última década se espalham rapidamente. Diversos municípios brasileiros  estão decretando estado de emergência.

Segundo o meteorologista Pedro Silva Dias, da Universidade de São Paulo, na estação chuvosa  , até 70% da chuva  em São Paulo depende do vapor d’água amazônico, e a sua redução, que poderia ser causada pelo desmatamento em larga escala, seria capaz de provocar consequências seríssimas ao abastecimento de água.

Você enxerga essa relação?

Vivenciar os ambientes naturais para entender as relações do ser humano com a natureza trazem mais perguntas que colocam à prova o nosso papel no ciclo natural ou artificial dos processos de evolução da nossa espécie.

Estamos evoluindo? Para onde?

A escassez de água que possivelmente enfrentaremos  nos próximos anos é um dos sintomas de um modelo de desenvolvimento insustentável.

Diante dessa nova realidade, precisamos  rever  o nosso padrão de consumo e as estratégias de desenvolvimento geradoras de grandes passivos ambientais * , capazes de provocar mudanças irreversíveis nos ciclos da natureza.

Repense suas ações diárias, questione-se mais. Qual o impacto do nosso consumo para o ambiente? De onde vem a água e a madeira que consumimos?

Para muitos, o momento pede sensibilização. Para nós, o respeito e entendimento do nosso ambiente, incluindo o uso racional de água, é ação cotidiana de cuidados com a vida.

*Passivo ambiental pode ser entendido, em um sentido mais restrito, o valor monetário necessário para custear a reparação do acúmulo de danos ambientais causados por um empreendimento, ao longo de sua operação. Todavia, o termo passivo ambiental tem sido empregado, com frequência, para conotar, de uma forma mais ampla, não apenas o custo monetário, mas a totalidade dos custos decorrentes do acúmulo de danos ambientais, incluindo os custos financeiros, econômicos e sociais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário