15 out

Rota das Bibliotecas Ler é Preciso – Quinta Parada: São Leopoldo/RS

Está nascendo mais uma Biblioteca Comunitária Ler é Preciso – a quinta que inauguramos neste segundo semestre de 2013, conforme temos noticiado nos posts dos últimos meses. Focando por este período em cidades do Sul e do Sudeste, nossa próxima parada é o município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

A cidade, situada na Microrregião da capital Porto Alegre, está em entre as 10 mais expressivas no produto interno bruto – PIB – do país, sendo ainda considerada uma das 100 melhores para se viver, onde residem 214 mil pessoas.

Nesta nossa parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, a Deca e a Prefeitura Municipal, a biblioteca será implementada na Feitoria Cohab, o bairro mais antigo do município, que abriga quase ¼ da totalidade da população da cidade.

A EMEF Professora Dilza Flores Albrecht já possui uma biblioteca, mas o uso pela comunidade ainda se dá de forma bastante tímida: apenas 10 usuários cadastrados. E como é parte do Programa Ler é Preciso não só a construção de novas bibliotecas, mas reestruturar e potencializar equipamentos já existentes e integrá-lo amplamente à população local, a biblioteca será totalmente reformada. Serão 150m², divididos em três salas, dois banheiros – sendo um acessível às pessoas com deficiência –, rampas de acesso com piso tátil e almoxarifado. Ao ser inaugurada, no dia 30 de novembro, a biblioteca terá ainda mais uma porta: totalmente aberta à comunidade. As duas auxiliares de biblioteca e promotoras de leitura, Mônica e Angélica, qualificadas pela FNLIJ, estarão a postos para atender alunos, professores e moradores do bairro.

De bairro mais populoso de São Leopoldo, a Feitoria Cohab caminha para, através de uma biblioteca escolar e comunitária, ser o bairro em que comunidade e escola se integram, solidarizam-se e usufruem mutuamente do direito à biblioteca, aos livros e à leitura literária. E como a força de um povo é mais força quanto mais houver memória, a nova Biblioteca Comunitária será batizada de Germano Oscar Moehlecke, escritor e historiador nascido em São Leopoldo, com diversas pesquisas e publicações que resgatam e documentam a história da cidade.

Inauguração da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de São Leopoldo/RS
 
Local: EMEF Professora Dilza Flores Albrecht. Rua Camboja, 15, Feitoria Cohab.
 
*          *         *
 
 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário