12.06.2017

Ecofuturo promove integração entre educação e meio ambiente na implantação de bibliotecas

O Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, amplia a conexão entre suas áreas de atuação, educação e meio ambiente, incorporando ao projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo uma nova oficina sobre educação socioambiental, além de dedicar ao tema parte do acervo das unidades, composto por 1 mil livros de literatura. A novidade visa promover o uso do ambiente natural como espaço educador e para a promoção de leitura, estimulando a conexão entre as pessoas e a natureza e a reflexão sobre sustentabilidade.

“Com a iniciativa, o Ecofuturo integra ainda mais seus pilares de atuação e reitera a indissociabilidade dos temas. É no contato com a natureza que despertamos nossa consciência socioambiental e por meio da leitura acessamos conhecimento e desenvolvemos nossa imaginação. Ao conectarmos a criança com a natureza e o conhecimento, estamos construindo as bases para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e, consequentemente, para a construção de um futuro mais sustentável”, afirma Marcela Porto, superintendente do Instituto Ecofuturo.

A formação específica já será realizada nas Bibliotecas Comunitárias que o Instituto está implantando em Bebedouro, Marília e Campinas, no interior de São Paulo, e em Nova Hartz e Igrejinha, no Rio Grande do Sul, além das próximas bibliotecas que serão implantadas em Açailândia, Buriticupu, Sítio Novo e Urbano Santos, no Maranhão. As cinco primeiras têm o investimento do Grupo CPFL Energia, enquanto as quatro do Nordeste serão patrocinadas pela Suzano Papel e Celulose.

A oficina será ministrada por Michele Martins, responsável pelo Meu Ambiente, programa de Educação Socioambiental realizado desde 2010 pelo Instituto Ecofuturo. Com formato participativo, o encontro terá dinâmicas e reflexões em grupo para despertar o olhar dos participantes à promoção de leitura sobre e na natureza, apresentando o livro como um excelente instrumento para potencializar e incentivar a vivência em ambientes naturais.

Segundo Michele, o contato da criança com a natureza impacta todos os aspectos do seu desenvolvimento, inclusive a construção do respeito ao meio e de vínculos de qualidade com as outras pessoas. “Alguém que tem esse contato desde cedo, se torna um adulto com mais consciência ambiental e com maior repertório sobre sustentabilidade. E a leitura contribui muito para essa formação”, explica. “Quanto mais intensificamos e promovemos as relações entre nós e o ambiente, mais desenvolvida será a consciência sobre as nossas responsabilidades e o cuidado que devemos ter com todas as vidas. É importante, também, intensificar a valorização dos ambientes naturais como espaços educadores à área de ciências exatas e humanas, não somente para educadores da área de ciências biológicas. Vivenciar a natureza é um convite à restauração das relações humanas e com o meio”, conclui.

O primeiro curso será realizado em Bebedouro, no próximo dia 20, para cerca de 40 pessoas, entre educadores do município e representantes da comunidade que receberá a biblioteca. O grupo já participou de formações sobre Promoção de Leitura e Gestão de Biblioteca, também oferecidas gratuitamente pelo projeto.