25.11.2015

Ecofuturo revitaliza Biblioteca Comunitária Ler é Preciso no Jardim Panorama

O Instituto Ecofuturo entrega, no próximo dia 27 às 14h30, a nova biblioteca comunitária do Jardim Panorama, na zona sul de São Paulo. A iniciativa contou com o apoio da Associação Mãe Peregrina (AMAP) e reforça a ideia de que para se tornarem leitoras, as crianças precisam ter contato com a leitura desde a infância.

A biblioteca foi inaugurada em 2009, mas ao longo dos anos, e por diversos motivos, algumas atividades de leitura deixaram de ser desenvolvidas ali. Então, para que a sua principal função fosse retomada, em meados de 2015, iniciou-se um processo de revitalização. E o primeiro passo foi reorganizar o acervo de que acordo com a demanda.

“Definimos essa como uma biblioteca infanto-juvenil”, conta Irene Butti, consultora em Biblioteconomia que trabalhou na organização do acervo do Jardim Panorama. “Adaptar os livros aos leitores é fundamental”, completa. Assim, tudo foi feito de forma customizada e as estantes ganharam obras bem pertinentes. “Procuramos livros novos com personagens principais meninos e meninas, crianças negras, temas como Natal, dia dos pais, romances que viraram filmes”, conta a especialista. E a pedidos da turma do futebol, também foram compradas biografias de atletas e livros sobre esportes.

Além da compra e reorganização dos livros em estantes baixas, a biblioteca foi pintada e passou por reparos na rede elétrica, ganhou moveis novos e um curso de promoção de leitura. O objetivo era ajudar as funcionárias a desenvolver uma programação anual de atividades que incentivem a leitura e divulguem o acervo. “O curso foi importante, porque aprendi coisas que não sabia”, conta Gisele Henrique Vasconcelos, que trabalha no local desde o começo. “Agora, as crianças estão interagindo bem mais. Porque os livros são específicos para elas, e estamos organizando leituras temáticas, como no dia da consciência negra e no dia das bruxas”, conta.

Atualmente, moram cerca de 300 famílias no Jardim Panorama. Na comunidade, há outros espaços que também recebem crianças e jovens, como uma creche e um centro de convivência, que não tem biblioteca. A ideia, portanto, é integrar todos locais e desenvolver uma programação conjunta de incentivo a leitura para 2016.

Todas as 107 bibliotecas Ler é Preciso, incluindo a do Jardim Panorama, visam preparar crianças e jovens para atuarem na sociedade do conhecimento a partir do domínio crítico da linguagem e da competência de comunicar-se pela escrita, base da autoestima e da cidadania.