16.12.2016

Instituto Ecofuturo e Suzano Papel e Celulose vencem Prêmio IPL – Retratos da Leitura

O Instituto Ecofuturo e a Suzano Papel e Celulose foram reconhecidos, na noite de ontem, no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, concedido pelo Instituto Pró-Livro, pelo desenvolvimento conjunto do Projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo que, desde 1999, já implantou 107 unidades em 12 estados brasileiros. O Ecofuturo foi premiado pela implementação da iniciativa e a Suzano pelo apoio e investimento na causa, como mantenedora do Instituto e patrocinadora direta de 60 bibliotecas. Os demais espaços receberam aportes de outros 14 patrocinadores.

O projeto concorreu na categoria Cadeia Produtiva e foi selecionado por um júri composto por especialistas da área de educação. Trata-se da primeira edição da premiação, cujo objetivo é homenagear organizações que possuem práticas de estímulo à leitura.

Para Marcela Porto, Superintendente do Instituto Ecofuturo, o objetivo principal do projeto é contribuir para democratizar o acesso a livros de literatura e incidir em políticas públicas de leitura e de biblioteca. “Um dos maiores desafios ao desenvolvimento humano e econômico do Brasil é a educação. O Ecofuturo acredita que a aquisição das competências de leitura e escrita são a base para a educação de qualidade em qualquer sociedade e são fundamentais para assegurar o acesso ao conhecimento e à formação de cidadãos críticos, capazes de interagir positivamente entre si e com o ambiente em que vivem”, afirma.

Já para Alexandre Di Ciero, Gerente de Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose, principal mantenedora do Instituto e investidora do projeto, um dos diferenciais da iniciativa é sua metodologia participativa, que envolve o setor privado, o poder público e, principalmente, as comunidades. “Além de acompanhar todo o processo de implantação, os moradores do entorno se tornam atores importantes no controle e fiscalização do funcionamento da biblioteca e a participação deles é fundamental para também imprimir sua identidade regional no espaço. Por sua vez, o patrocinador é essencial para viabilizar a implantação, assim como o apoio da Prefeitura, que se torna responsável pela manutenção da unidade após inaugurada”, ressalta.

Este ano, o Instituto implantou um sistema de monitoramento online, que visa acompanhar a rotina das Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo, apoiar o aprimoramento de suas atividades e estimular o intercâmbio de conhecimento entre as unidades. Em 2017, serão definidos os indicadores de impacto do projeto.