07.10.2016

Parque das Neblinas comemora 12 anos

Criada com o intuito de conservar a Mata Atlântica, a reserva é aberta ao público e promove atividades voltadas à educação socioambiental.

Amanhã, dia 8 de outubro, o Parque das Neblinas completa 12 anos. A reserva de uso sustentável, criada pela Suzano Papel e Celulose e gerida pelo Instituto Ecofuturo, foi oficialmente inaugurada em 2004, com 2.800 hectares, praticamente metade da área que possui atualmente. Hoje, com 6.100 hectares, o local abrigada muitas espécies da biodiversidade da Mata Atlântica, das quais 1.400 já foram identificadas por meio de estudos científicos.

Localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque é considerado Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO. Na área, que conserva importantes remanescentes florestais e a bacia do rio Itatinga (responsável por gerar 60% da energia que move o porto de Santos, o principal da América Latina), são desenvolvidas atividades de educação socioambiental, ecoturismo, pesquisa científica, restauração florestal e manejo, em conjunto com estratégias de desenvolvimento social e envolvimento comunitário.

Desde sua fundação, a participação da comunidade do entorno é considerada fundamental para que o Parque cumpra com seus propósitos. Atualmente, toda a equipe de funcionários é formada por moradores da região, além dos monitores e profissionais responsáveis por preparar refeições com ingredientes típicos da floresta, como cambuci e juçara, que complementam o passeio dos visitantes. Outro diferencial importante é a presença de ex-mateiros e caçadores na equipe, permitindo a troca de conhecimento entre o saber tradicional e o científico.

“Plantar a semente do respeito e valorização do meio ambiente não é tarefa fácil. No entanto, por meio de processos colaborativos que envolvam o setor privado, a comunidade e o poder público, em um ciclo contínuo de conscientização sobre questões ambientais e sociais, é possível fazer essa semente florescer e dar frutos. No Parque das Neblinas, promovemos ações que contribuem não apenas com a conservação ambiental, mas também com a disseminação de conhecimento e troca de experiências, formas de reestabelecer a conexão homem-natureza, e o despertar da consciência de que somos nós os responsáveis por cuidar do meio e de todas as formas de vida”, afirma Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.

Para promover a aproximação com a natureza e a sensibilização ambiental, o Parque das Neblinas oferece atividades que proporcionam um dia inteiro em contato com a Mata Atlântica. Entre as opções estão trilhas guiadas e autoguiadas, canoagem contemplativa e passeio de bicicleta. Desde que foi aberto ao público, em 2004, o Parque já recebeu mais de 30 mil pessoas.

A visitação acontece de terça-feira a domingo e é necessário agendar previamente pelos telefones (11) 4724-0555 e 4724-0556 ou no e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br. Para mais informações, acesse o site www.ecofuturo.org.br.