21.06.2017

Parque das Neblinas renova título de Posto Avançado da RBMA

O Parque das Neblinas, reserva de uso sustentável da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, obteve a renovação do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da Grande São Paulo. O reconhecimento concedido à área desde 2006, pela RBMA do Programa Homem e Biosfera da UNESCO, é resultado das atividades realizadas na reserva para a conservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e promoção do conhecimento científico.

Localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque desempenha importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. “Boa parte da vegetação nativa da área foi devastada nas décadas de 1940 e 1950 pela indústria siderúrgica. Hoje, dos 6 mil hectares, 5 mil estão em processo de restauração e o Parque pode ser considerado exemplo no manejo de áreas naturais, devido ao trabalho que realizamos há mais de duas décadas em prol da restauração e conservação da Mata Atlântica, e proteção de milhares de espécies da fauna e da flora”, conta Paulo Groke, diretor de Sustentabilidade do Instituto Ecofuturo.

O Programa Homem e Biosfera (MaB – Man and the Biosphere) tem como intuito criar uma cooperação científica internacional de pesquisas relacionadas às interações do homem com o meio em que vive. A principal ferramenta do programa são as Reservas da Biosfera, figura criada pela UNESCO no âmbito do programa MaB para combater os processos causados pela degradação, promover a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.

Para receber este título, a área em questão deve ter relevância mundial na conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, além de servir como local de experimentação e demonstração dessas práticas. “A gestão do Parque das Neblinas é fundamentada nos programas de pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção, relacionamento comunitário e visitação. Promovemos parcerias com poder público, instituições e universidades, como Universidade de Mogi das Cruzes, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP, IPEF e TNC, por exemplo, para fomentar estudos diversos. Acredito que receber esta certificação seja consequência e reconhecimento ao trabalho desenvolvido”, conclui Groke.

De acordo com Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da RBMA, é muito importante para a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica a renovação do título de Posto Avançado ao Parque das Neblinas. “Esta unidade é um exemplo de como a iniciativa privada pode contribuir de forma muito significativa para a conservação, a restauração e o uso sustentável da Mata Atlântica. A renovação do título é o reconhecimento não só da importância da área, mas também do trabalho que ali se desenvolve”, acrescenta.

Presentes em todas as regiões do mundo, as Reservas da Biosfera têm como objetivo comum a busca pelo equilíbrio da conservação e desenvolvimento humano. Atualmente, são 669 Reservas da Biosfera em 120 países, sendo a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RMBA) a maior reserva em área florestada do planeta, com cerca de 78 milhões de hectares, nos 17 estados brasileiros. Existem 50 Postos Avançados reconhecidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dividido entre Instituições, Centros de Pesquisas, Reservas Particulares, Jardins Botânicos e Sedes de Unidades de Conservação que funcionam como centros de difusão dos princípios e projetos da RBMA.