Reservas Ecofuturo

A expertise acumulada pelo Instituto Ecofuturo ao longo de mais de 15 anos de gestão do Parque das Neblinas possibilitou a criação do programa Reservas Ecofuturo, uma assessoria técnica voltada a proprietários de áreas naturais e unidades de conservação ou com interesse em adquirir terras para a proteção ambiental e manejo sustentável.

Idealizado em 2010, o Reservas Ecofuturo tem como objetivo promover ações integradas que garantam a efetiva conservação das áreas com remanescentes de vegetação natural, contribuindo para a restauração da paisagem e para a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

As atividades desenvolvidas contemplam coordenação de pesquisas e levantamentos que diagnosticam as características de áreas naturais, permitindo avaliar suas potencialidades e desafios, e, ainda, a aplicação de metodologias de planejamento participativo para definir estratégias de gestão para a conservação ambiental.

O Reservas Ecofuturo desenvolve projetos pautados em estratégias que promovam o desenvolvimento de ações sustentáveis, além de proteção e recuperação do ambiente natural. A receita gerada é revertida em apoio a pesquisas e atividades no Parque das Neblinas. Entre os principais projetos já desenvolvidos, estão planos de manejo de unidades de conservação.

Confira aqui alguns deles.