Vídeo oficina educação socioambiental I atividades em áreas naturais

O que são vivências com a natureza? Rita explica a importância de praticá-las, e quais as vantagens para o educador e o aluno, famílias e monitores ambientais. O contato direto e sensível com a natureza fortalece o vínculo com ela e permite que os pensamentos, sentimentos e ações criativas sejam integrados à evolução dos processos vivos. Rita passa pela importância de se aprender pela experiência e ressalta ser tão ou mais importante que aprender pelo conhecimento. Aprender pela experiência inclui o corpo, os sentidos e uma percepção intuitiva e mais ampla do mundo ao redor. É um processo delicado, sensível e que amplia a capacidade de percepção, e se obtém resultados mais profundos e marcantes quando há silêncio, concentração e atenção. O encantamento é um passo fundamental do processo de aprendizagem. Aprender se encantando com o que a experiência proporciona é um aprendizado que se ancora na memória celular das pessoas. Passa pela importância de trabalhos transversais e transdisciplinares, que inclui todas as disciplinas e modifica a relação hierárquica entre educadores e alunos.

Comentários

  1. Bom dia, assisti a esse vídeo para que pudesse planejar atividades mais voltada para o público que atendo em minhas aulas diárias em um Programa da prefeitura e que envolve a AABB, Programa AABB Comunidade. Achei muito boa a fala a professora e foi despertado em mim o desejo e trabalhar de maneira diferenciada com os meus educandos, para tanto, gostaria de mais dicas e atividades que posso estar trabalhando no dia a dia, pois temos uma mata e açudes aqui no meu local de trabalho. Muito bom o projeto de vocês, o mundo precisa de mais pessoas envolvidas em projetos que visem o cuidado e manutenção do nosso planeta.

    1. No nosso canal do youtube, você pode acessar vídeos sobre o Meu Ambiente, programa de Educação Ambiental que desenvolvemos no Parque das Neblinas, em São Paulo https://www.youtube.com/watch?v=nssZU336UGo&list=PLOFFN0FCBM5lf0ZAhhZ0Z40DGLhOuaSve
      Nós também deixamos disponíveis nossas publicações para download no link: http://www.ecofuturo.org.br/biblioteca-virtual/
      Esperamos que esses conteúdos contribuem com o seu projeto e inspire ainda mais ideias. ?

  2. Adorei!!! Farei com as várias faixas etárias, com as quais leciono.
    A sensibilização pelas experiências, realmente além de bastante significativo propõe a mudança no próprio ser gerando infinitas possibilidades tanto aos alunos, quanto ao professor que também, sente, visualiza e capta uma nova aula, recheada de vivências inspiradoras!!

    1. Ficamos contentes em saber que você gostou, Evelyn! Depois conta pra gente o que os seus alunos acharam. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário