20 maio

Biblioteca Comunitária Ler é Preciso em João Lisboa comemora 1 ano

A 104ª Biblioteca Comunitária implantada pelo programa Ler é Preciso, localizada em João Lisboa, no Maranhão, celebra seu primeiro ano de funcionamento em 22 de maio. A Unidade Integrada Paulo Madeira foi a escola selecionada para receber o projeto, beneficiando diretamente cerca de 700 alunos, além da comunidade do entorno.

O projeto foi realizado entre 2013 e 2015, teve patrocínio da Valmet, apoio da Prefeitura e ampla participação da sociedade, que homenageou Darcy Cruz de Queiroz, dando seu nome à biblioteca. Darcy foi educadora na região, contribuiu com diversas ações para o desenvolvimento do município e para construção de escolas, e trabalhou por oito anos como Secretária de Educação.

Como parte do processo, foram realizados cursos sobre gestão de biblioteca e promoção de leitura para os educadores da rede municipal e para a comunidade, formando 28 multiplicadores. A equipe do poder público local também participou de uma oficina de Gestão e Sustentabilidade, que ofereceu conteúdo sobre como acessar recursos federais destinados à educação, que podem contribuir para a manutenção da unidade e novas implantações.

Atualmente, a biblioteca de João Lisboa atende, em média, 250 usuários por mês, e empresta aproximadamente 80 livros. As funcionárias da unidade, Hilzivânia Sousa Martins e Tatiane Veras da Silva, realizam diariamente rodas de leitura para crianças e desenvolvem projetos especiais em datas comemorativas. Essas atividades são fundamentais para estimular a procura dos usuários, o trabalho integrado com os professores da rede e principalmente trazer a comunidade para conhecer o acervo de mais de 1.000 livros.

Abaixo, compartilhamos uma breve entrevista com Hilzivânia Sousa Martins, responsável pela Biblioteca Comunitária de João Lisboa.

Como é trabalhar na Biblioteca Comunitária?

Para mim é uma satisfação. Gosto muito! Foi uma coisa que nunca passou pela minha cabeça antes, mas é tão gostoso trabalhar dentro da biblioteca. Está sendo uma experiência muito gratificante, principalmente poder ter contato com crianças, jovens e adultos.

Qual a importância da promoção da leitura para as crianças?

Promoção da leitura é importante porque estimula o usuário a ler, conhecer novas histórias e eles ainda se divertem com os amigos! Vejo que a biblioteca contribui também para a melhora do ensino, principalmente com o envolvimento dos professores. Temos uma professora que desenvolveu com os seus alunos a elaboração de um livro de poesias, e sempre utilizam o espaço de suporte para as ações.

A comunidade do entorno também frequenta a biblioteca?

A comunidade frequenta sim, mas os principais usuários são os estudantes. O legal é que alunos de outras escolas também frequentam a nossa biblioteca. E as meninas estão, cada vez mais, gostando de emprestar livros!

Fale sobre os projetos desenvolvidos, por favor.

No mês da leitura, em especial, realizamos diversas atividades de leitura para celebrar as datas comemorativas, como Páscoa e Dia Nacional do Livro Infantil, e conseguimos também realizar uma peça com o tema do Sitio do Pica-Pau Amarelo, com os livros de Monteiro Lobato.

Gostaria de deixar uma mensagem aos leitores?

Se você quiser vencer na vida, comece pelos livros, pois não existe nenhuma profissão sem antes passar pela leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário