07 fev

Bibliotecas Comunitárias: um retrato de nossos leitores

Há mais de duas décadas investimos na formação de leitores e na promoção da leitura: as Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo já chegaram a 12 estados brasileiros! Implantadas em locais diversos – de escolas e espaços públicos a uma penitenciária, um assentamento e uma aldeia indígena –, as 117 unidades da rede realizam cerca de 680 mil atendimentos anualmente e contribuem para democratizar o acesso aos livros e a incentivar o hábito da leitura.

A pesquisa de monitoramento da rede, realizada pelo Ecofuturo todos os anos, apontou que o nosso público é majoritariamente infantil: 71% dos leitores são crianças de 7 a 14 anos! Em seguida vêm os jovens de 15 a 24 anos, que representam 23% dos atendimentos e, por último, com 3% cada, estão as crianças de 1 a 6 anos e adultos de 25 a 64 anos. O perfil dos usuários reflete os empréstimos do acervo: livros de histórias infantis são os mais procurados!

A série de livros Harry Potter, da escritora britânica J.K. Rowling, é campeã de empréstimos! No entanto, a literatura nacional também está presente entre os mais escolhidos: O cortiço, de Aluísio de Azevedo; e Dom Casmurro, de Machado de Assis, são alguns dos títulos preferidos entre os leitores da rede.

Os acervos das unidades contam, inclusive, com livros para pessoas com deficiência: em um ano, cerca de 100 mil obras em formatos acessíveis foram emprestadas. A rede realiza, anualmente, 4.400 atendimentos a PCDs.

Mais do que espaços de empréstimo, as Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo integram os livros e a comunidade de diversas maneiras: palestras, debates, concursos de redação, clubes do livro e exposições literárias fazem parte das atividades oferecidas na rede. Acervos itinerantes, como o “ônibus biblioteca”, também foram uma forma de compartilhar a leitura em todas as partes! Assim, nossas bibliotecas se tornam espaços vivos, contribuindo para a formação de leitores de mundo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário