06.08.2018

Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo contribuem para melhorar índices de desempenho escolar

O Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano, revela, em pesquisa inédita, os impactos positivos das Bibliotecas Comunitárias da sua rede no desempenho escolar de crianças e jovens de municípios que receberam o projeto. Para a realização do estudo foram avaliados a qualidade do serviço oferecido por uma amostra das 107 bibliotecas implantadas até 2017, em 12 estados brasileiros, e os índices de desempenho escolar dessas cidades, comparados aos de outros municípios com características semelhantes aos analisados, mas que ainda não possuem bibliotecas do Instituto.

A pesquisa, desenvolvida pela consultoria METAS Sociais, comprovou que os municípios com Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo apresentaram melhora de 7,8% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental II, bem como uma taxa 2% superior em Proficiência em Matemática e 4,3% maior em Proficiência em Leitura, em comparação com cidades de mesmo porte, mas que não têm bibliotecas do projeto. Além disso, o estudo apontou uma elevação de 4,2% na taxa de aprovação dos alunos do Ensino Fundamental II, e de 3,4% no Ensino Fundamental I. Verificou-se ainda uma relação positiva entre a presença das bibliotecas e uma maior participação das famílias na vida escolar dos estudantes.

“O Ecofuturo desenvolve há quase duas décadas o projeto Biblioteca Comunitária e, ao longo dessa trajetória, investimos esforços para mensurar os impactos da iniciativa, que corroboram com o que constatamos nas comunidades, durante e após as implantações, a partir de relatos e cases que conhecemos. Os resultados obtidos com este novo estudo reforçam o potencial do projeto do Instituto para contribuir com a educação no País e o empoderamento dos cidadãos”, afirma a superintendente do Ecofuturo, Marcela Porto.

Segundo dados do último Censo Escolar 2017, apenas 39% das escolas municipais de ensino fundamental possuem bibliotecas ou salas de leituras. “Essas informações mostram que ainda há uma grande lacuna a ser preenchida relacionada ao acesso ao livro no País e reafirmam a importância de iniciativas consistentes de implantação de bibliotecas, formação leitora e promoção de leitura”, completa a superintendente.

O Ecofuturo já havia realizado um trabalho semelhante de mensuração dos impactos das Bibliotecas Comunitárias da rede. Em 2010, o Instituto divulgou os resultados de uma pesquisa baseada na análise de 55 das 70 bibliotecas implantadas até 2007. Coordenada pelo professor e economista Ricardo Paes de Barros, a Pesquisa de Impacto indicou, na época, que as bibliotecas contribuíam para potencializar a taxa de aprovação e a redução da evasão escolar.

O projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo e a sua importância na formação de leitores será tema do painel “Formação Leitora e o papel das Bibliotecas Comunitárias”, apresentado no dia 7 de agosto, às 18h30, na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A superintendente do Instituto conduzirá o debate, que terá também a participação de Bel Santos Mayer, gestora da Rede LiteraSampa/RNBC. O relatório completo com os indicadores de impacto do projeto estará disponível para download, a partir do dia 7/8, no site ecofuturo.org.br.