Educando na Natureza

O Ecofuturo realiza iniciativas voltadas à Educação Ambiental, incluindo o programa Meu Ambiente com escolas públicas do entorno do Parque das Neblinas, em São Paulo, que tem como proposta apresentar a natureza como espaço educador.

Para além das fronteiras do Parque e do nosso programa, queremos inspirar e promover a vivência em ambientes naturais. Acreditamos que o contato direto com a natureza é transformador e que os espaços naturais possuem vocação sensibilizadora e, mais do que isso, educadora.

Vivenciar a natureza contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional, além de promover a valorização das relações. A natureza nos inspira, ainda, a participar de forma mais ativa de processos de transformação para construirmos, juntos, um mundo mais sustentável.

Acesse a publicação Educando na Natureza no PDF abaixo e inspire-se com a gente!


Download PDF

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho.
    Sou coordenadora pedagógica na primeira infância e levantamos a bandeira do direito das crianças a conhecer a natureza e brincar em ambientes naturais.
    Márcia quisselaro

    1. Agradecemos o reconhecimento e a mensagem, Márcia! É muito importante para nós realizar iniciativas voltadas à Educação Ambiental!

  2. Quero parabenizar o ecofuturo e agradecer a oportunidade de download desta publicação. Havendo outras, também vamos querer, viu?
    Temos um Ponto de Leitura, no Rio de Janeiro, cidade de Maricá (http://tracasdobem.blogspot.com) com uma Biblioteca Comunitária e alguns Projetos para crianças e jovens. Tais publicações são de muito valor. Parabéns pela beleza da publicação. Gratas.
    Maria Regina Moura e Patrícia Custódio

    1. Olá, Regina! No nosso canal do youtube, você pode acessar vídeos sobre o Meu Ambiente, programa de Educação Ambiental que desenvolvemos no Parque das Neblinas, em São Paulo https://www.youtube.com/watch?v=nssZU336UGo&list=PLOFFN0FCBM5lf0ZAhhZ0Z40DGLhOuaSve
      Nós também deixamos disponíveis nossas publicações para download no link: http://www.ecofuturo.org.br/biblioteca-virtual/
      Esperamos que esses conteúdos contribuam com o seu projeto e inspire ainda mais ideias! ?

  3. Achei o material excelente. Sou professora da Escola Municipal Tia Ercilia em Canta, Roraima, nossa luta constante é pela Educação Ambiental, para vivermos em paz

  4. Muito bom material didático. Sou engenheiro mecânico e atualmente estou com mestrado na área de Energia e Sustentabilidade em andamento. Gostaria de receber mais material desse mesmo conteúdo e, até mesmo ter a oportunidade de visitar essa reserva. Trabalho como professor de mecânica e, se for possível, gostaria de estender tais conhecimentos aos meus alunos e, se os mesmos também podem visita-los. Agradeço antecipadamente ao retorno de minhas dúvidas.

    1. Olá, Almir! Nós deixamos disponíveis nossas publicações para download no link: http://www.ecofuturo.org.br/biblioteca-virtual/
      Para visitar o Parque das Neblinas entre em contato no e-mail parquedasneblinas@ecofuturo.org.br ou pelos telefones (11) 4724-0555 e (11) 4724-0556. Todas as visitas devem ser previamente agendadas. Para mais informações sobre as atividades no Parque, acesse: http://www.ecofuturo.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Descritivo-Parque-das-Neblinas_2018-1.pdf. ?

  5. Adorei sou educadora na educação infantil e agora na ambiental vou querer aplicar com participantes kids, nas trilhas, aulas workshops que aplicar.

    1. Muito legal, Vera! A natureza nos inspira, ainda, a participar de forma mais ativa de processos de transformação para construirmos, juntos, um mundo mais sustentável. ?

  6. Sou professora alfabetizadora do 3º Ano de Ensino Fundamental I na EE Arthur Guimarães, Diretoria Centro. Vou trabalhar este livros com os meus alunos, assim que voltar das férias em 1 de agosto. Edição primorosa: qualidade visual e textual!

  7. Muito interessante este livro. Interessei-me por fazer o download pois sou professora e sempre temos feito trabalhos de conscientização para que o futuro nos seja mais ameno em se tratando de natureza.

  8. Olá Suzano Celulose!!
    Bom dia!!

    Achei o máximo o livro, trabalhei com vocês aqui em Belo Horizonte e hoje sou professora de meio ambiente , e gostaria muito de saber se vocês podem doar para a escola que trabalho o livro Educando na Natureza .Nossa escola é municipal e este livro vai fazer a diferença para as crianças, se caso tiver como a quantidade é 30 livros. Vou ficar muito feliz e as crianças vão amar. São crianças de baixa renda e nem sempre tem oportunidade de ter acesso pelo computador para baixar o livro.

    Desde ja agradeço o carinho.

    Att.
    Giovanna Angela
    Prof. Meio Ambiente

    Endereço : Rua Alair Marques Rodrigues 860
    Bairro Santa Amélia
    Cep: 31560-220
    Belo Horizonte -MG

  9. Quer aprender mais e mais para trazer para sala de aula o desejo de preservação tão importante para a futura geração.

    1. Olá, Silvana! No nosso canal do youtube, você pode acessar vídeos sobre o Meu Ambiente, programa de Educação Ambiental que desenvolvemos no Parque das Neblinas, em São Paulo https://www.youtube.com/watch?v=nssZU336UGo&list=PLOFFN0FCBM5lf0ZAhhZ0Z40DGLhOuaSve
      Nós também deixamos disponíveis nossas publicações para download no link: http://www.ecofuturo.org.br/biblioteca-virtual/
      Esperamos que esses conteúdos contribuam com o seu projeto e inspire ainda mais ideias. ?

  10. Quero aprender mais e mais para trazer para sala de aula o desejo de preservação tão importante para a futura geração. Pois quando nos afetamos, aprendemos e assim sendo nos envolvemos no processo que passa a ter significado para nós!

    1. Excelente iniciativa, Silvana! A natureza nos inspira, ainda, a participar de forma mais ativa de processos de transformação para construirmos, juntos, um mundo mais sustentável. ?

  11. Livro maravilhoso! Extremamente útil nesses brutos tempos! Somente a reconexão com a natureza é capaz de nos humanizar.
    Obrigada por compartilhar!
    Abraços,
    Amanda

    1. Que bom que gostou, Amanda! Vivenciar a natureza contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional, além de promover a valorização das relações. Agradecemos a visita. ?

  12. Olá, sou Professora Zilma, trabalho na Escola Municipal Nova Canaã em Boa Vista – Roraima. Achei o material excelente, agradeço ao Ecofuturo pela disponibilidade do material e a professora Luciene que sempre compartilha as idéias louváveis em relação a Educação Ambiental, juntas galgamos em busca e defesa da Bandeira da Paz e acreditamos que é possível… É possível sim. Além de trabalhar na Escola, sou voluntária da Federação de Bandeirantes do Brasil na função de Coordenadora Técnica Estadual representando Movimento Bandeirante no Estado de Roraima, dentre os projetos Internacionais, Nacionais e Estadual, trabalhamos com muito afinco a questão da Sustentabilidade com o “Juntos Podemos Salvar o Nosso Planeta”. Parabenizo a Equipe pela socialização dos livros.
    Fraterno Abraço.

    1. Olá, Zilma. Tudo bem? Agradecemos a mensagem e o carinho. Trabalhamos com muita dedicação para trazer a conscientização sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Parabéns pelo lindo trabalho que você faz, temos certeza que é inspirador. Um abraço!

  13. Bom dia!
    Sou professora de primeira infância no município de Bertioga, e acredito ser muito pertinente iniciar esse aprendizado e experiências com as crianças desde cedo. Estou animada com o curso. Adorei o material e o texto, muito inspirador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário