22 jul

Com planejamento, rotina e incentivo é possível despertar o gosto pela leitura desde a infância

Planejar é a chave para o sucesso. A Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Agudos (SP), Professora Maria Olivia Otero Artioli, que fica em Vila Prof. Simões, é prova disso. Com pouco tempo de Rede Ler é Preciso – ela foi inaugurada no fim de 2013, com o patrocínio da Duratex –, a biblioteca conseguiu cumprir todos os critérios do regulamento do 6º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas e focou seu projeto em promoção de leitura literária, fazendo uso de recursos já existentes: livros do seu próprio acervo. Não à toa, foi a campeã desta edição do Prêmio.

O Instituto Ecofuturo sempre acreditou que essa é a principal razão de existir de uma biblioteca, bem como considera extremamente importante que ela seja aberta à comunidade. Acreditamos também que leitura é um hábito que deve ser cultivado desde cedo. O projeto de Agudos, batizado de “É preciso gostar de ler”, contemplou todos esses fatores.

Com atividades constantes e efetivas, a equipe liderada por Sonia Serafim Rebuá não se restringiu aos limites impostos pelas paredes e desenvolveu iniciativas como a “Mala Viajante”, que levou livros e leitura para escolas, creches e a um lar de idosos do município, adequando sempre os títulos ao público.

O acervo foi amplamente utilizado, passando do contemporâneo ao clássico. As atividades misturaram Harry Potter, Irmãos Grimm, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Eva Furnari e muitos outros, sempre com o objetivo de atender ao público de forma efetiva. Além disso, a equipe estimulou a leitura individual, em grupo, em voz alta e o ler para o outro.

Ao todo, foram 159 atividades realizadas entre fevereiro e dezembro de 2015, que contemplaram 5.590 pessoas de todas as idades, de bebês a idosos. Como uma andorinha só não faz verão, a equipe também buscou fortalecer parcerias para executar o planejamento. Mais do que escolas – sistema público e privado, a biblioteca também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que forneceu transporte para algumas das atividades e contribuiu na divulgação do trabalho da equipe e do calendário de ações.

A cultura local também ganhou, uma vez que a biblioteca abriu suas portas para que escritores locais compartilhassem informações sobre suas obras e processos criativos. O público agudense conheceu mais do trabalho dos autores, além de divulgar os títulos e promover o incentivo à escrita.

Agudos chegou ao primeiro lugar com honra ao mérito. E nos ensinou que um plano bem executado é muito mais válido do que qualquer atividade grandiosa e isolada uma vez ao ano. Parabéns à equipe de Agudos pela periodicidade das ações de leitura e pelo amplo envolvimento com a comunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário