14 jun

Leitura e natureza!

O nosso projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo busca democratizar o acesso ao livro e promover a leitura, e durante o processo de implantação da biblioteca, oferecemos também cursos de formação para educadores e representantes da comunidade que receberá o novo espaço.

Para estimular a relação das pessoas com a natureza, e ampliar a conexão entre educação e meio ambiente, agora o projeto oferece uma nova oficina sobre educação socioambiental, além de dedicar ao tema parte do acervo das bibliotecas.

A novidade visa promover o uso do ambiente natural como espaço educador e para a promoção de leitura, estimulando também a reflexão sobre sustentabilidade. “Com a iniciativa, o Ecofuturo integra ainda mais seus pilares de atuação e reitera a indissociabilidade dos temas. É no contato com a natureza que despertamos nossa consciência socioambiental e por meio da leitura acessamos conhecimento e desenvolvemos nossa imaginação. Ao conectarmos a criança com a natureza e o conhecimento, estamos construindo as bases para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e para a construção de um futuro mais sustentável”, conta Marcela Porto, superintendente do Ecofuturo.

O encontro acontece ao ar livre e, por meio de dinâmicas e reflexões em grupo, contribui para despertar o olhar dos participantes à promoção de leitura sobre e na natureza, apresentando o livro como um excelente instrumento para potencializar e incentivar a vivência em ambientes naturais.

“O contato da criança com a natureza impacta todos os aspectos do seu desenvolvimento, inclusive a construção do respeito ao meio e de vínculos de qualidade com as outras pessoas. Alguém que tem esse contato desde cedo, se torna um adulto com mais consciência ambiental e com maior repertório sobre sustentabilidade. E a leitura contribui muito para essa formação”, explica Michele Martins, que conduz a nova oficina e é também responsável pelo Meu Ambiente, programa de Educação Socioambiental que desenvolvemos no Parque das Neblinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário