25 abr

Meu Ambiente: a natureza como espaço educador!

Desde 2010, realizamos o programa Meu Ambiente no Parque das Neblinas. Com ele, incentivamos as escolas públicas da região a fazerem conosco a ponte entre a sala de aula e o mundo, através da educação socioambiental. Tá certo, mas como isso é realmente feito? É aí que entra a nossa iniciativa inovadora: usamos o ambiente natural como espaço educador. Assim os estudantes são estimulados a observar, sentir e se conectar com a natureza de um jeito diferente. Essa vivência se resume em uma experiência totalmente propositiva e diferente do que você imagina!

Pensando nisso, no programa Meu Ambiente temos a natureza como a grande educadora responsável pela experiência de integração dos estudante com o meio em que vive e abriga. Acreditamos nessa ideia, porque é através do resgate à natureza que os sentidos são mais estimulados e a criatividade ganha vida, fazendo com que o aprendizado no ambiente natural traga a formação de indivíduos muito mais completos.

Do começo ao fim, portanto, mantemos constantemente o acompanhamento e envolvimento com diretores, professores e das escolas, que são de extrema importância para o bom desempenho do projeto, uma vez que grande parte do incentivo e apoio nas atividades vem deles. Ao ter isso em mente, o Meu Ambiente trabalha com uma metodologia dividida em certas etapas:

Fase 1 – Encontro de educadores no Parque das Neblinas

Nesse primeiro momento, recebemos os educadores em um dia de vivências e reflexões no Parque das Neblinas. Dessa forma, nos aproximamos, compartilhamos experiências e ideias que podem inspirar a construir de forma coletiva e colaborativa os projetos que serão desenvolvidos em sala de aula, que antecedem a vivência dos alunos no Parque.

Fase 2 – Atividade Pré-Vivência

Na segunda fase, os professores somam a sua bagagem à experiência que tiveram no Parque das Neblinas para então desenvolverem atividades com os alunos, introduzindo-os a temática ambiental e preparando-os para a visita. Desde esse momento, os sentidos dos alunos já são abertos e despertados para sensibilizá-los para a vivência.

A experiência completa acontece quando os alunos, acompanhados de seus educadores, visitam o Parque das Neblinas para explorarem seus sentidos e se conectarem com a natureza. Ou seja, uma verdadeira aventura de conhecimento e sensibilização. Junto aos monitores do Parque, os estudantes participam de uma programação personalizada, com atividades de acordo com o perfil e faixa etária de cada grupo. Cada aluno se conecta com a natureza do seu jeitinho, estando livre para se expressar como for, seja se sujando na terra, subindo em uma árvore, ou observando os pássaros. Assim, alunos podem sentir o cheirinho de terra molhada, o frescor da sombra, a textura das árvores, os movimentos das águas cristalinas do Rio Itatinga e aquele famoso ventinho no rosto que traz a sensação de liberdade que todo mundo ama!

Fase 4 – Atividade Pós-Vivência

Após as atividades em sala e a vivência no Parque, é hora de deixar a criatividade rolar! Nesse momento, os professores estimulam os alunos a se expressarem, individualmente e em grupo. Como resultado, temos muitas preciosidades, onde a percepção e os sentidos ganham vida em uma manifestação muito genuína e onde percebemos o olhar de cada um sobre a experiência na natureza, que com certeza contribuiu para transformar o indivíduo e sua relação com o meio ambiente.

Fase 5 – Encontro de Fechamento com Educadores

OS educadores são convidados mais uma vez a retornarem ao Parque das Neblinas, agora para um terceiro encontro, porém com o objetivo de gerar novos insights e colher a percepção dos participantes sobre o programa. Assim, acompanhamos o que foi realizado e aprimoramos o programa para que um novo ciclo se inicie!

Em breve, terá início da fase 2018 do Meu Ambiente e, junto com ela, novas descobertas e experiências! Acompanhe as novidades por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário