06 nov

Programa de Visitação do Parque das Neblinas

O Parque das Neblinas, gerido pelo Instituto Ecofuturo, é um Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, contíguo ao núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar (PESM). Está localizado no alto da Serra do Mar e possui estreita relação com o distrito de Taiaçupeba, área de manancial responsável por parte do abastecimento do sistema Alto Tietê e maior distrito de Mogi das Cruzes (SP), com aproximadamente 8 mil habitantes.

O Parque traz consigo a proposta de gestão por meio do desenvolvimento de tecnologias socioambientais, e o relacionamento com a população do entorno permeia todos os seus programas. Essa inserção da comunidade pode ser percebida no Programa de Visitação, que tem como premissa o engajamento da mão de obra local e a geração de renda para o entorno.

Escolas e empresas são os públicos mais significativos dentre as mais de 26 mil pessoas que já passaram pelo Parque das Neblinas. Sua infraestrutura conta com um centro de visitantes equipado com auditório, uma área de alimentação onde é possível degustar pratos com sabores da Mata Atlântica.             

Dentre as atividades oferecidas ao visitante estão caminhada monitorada nas trilhas, canoagem, vivência com a natureza, expedição científica, oficinas de meio ambiente e observação de orquídeas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário